skip to Main Content
Mourao 21 02

5 dicas de como gerenciar sua empresa de prestação de serviços!

Uma empresa prestadora de serviços é aquela cujo lucro obtido provém exclusivamente da prestação de serviços. Geralmente, ocorre quando uma pessoa especializada em exercer um tipo de serviço decide empreender em um negócio próprio.

Saber executar o serviço muito bem, ter habilidade, experiência e talento em uma atividade específica, não é sinônimo de sucesso para seu empreendimento. São sim, parcelas importantes de um todo, mas de nada adiantarão se não souber como gerenciar sua empresa de prestação de serviços. Confira algumas dicas!!!

1 – Planeje-se!!

Dedique parte do tempo fazendo planos de maneira estratégica, definindo valores da empresa, visão e missão. Trace os objetivos e metas, ou seja, deixe de maneira bem clara, onde e quando sua empresa de prestação de serviços pretende chegar. A partir daí, implemente estratégias objetivando alcançar as metas traçadas.

Nesta fase de planejamento é importante também identificar o público alvo e especificar como será a captação do cliente, utilizando ferramentas de marketing e recursos tecnológicos.

Enfim, monte um bom Plano de Negócios!!! Este propiciará segurança para iniciar e caminhar com segurança na gerência de sua empresa de prestação de serviços.  

2 – Apresente serviços de qualidade

Pesquisas indicam que uma das maiores reclamações dos clientes quando contratam uma empresa prestadora de serviços é com relação à qualidade dos serviços prestados. Serviço mal realizado, fora do prazo contratado, funcionários sem capacitação, são algumas destes questionamentos.

A prestação do serviço é sua mercadoria de venda!! Como todo produto, espera-se que a qualidade seja “de primeira”. E a qualidade provém do bom atendimento das necessidades do cliente, cuidando para que a prestação do serviço seja executada de maneira ágil e correta.

Então, cuide para gerenciar a qualidade da prestação dos serviços da sua empresa:

  • Capacitando seus funcionários para executar os serviços de forma eficiente e em tempo hábil,
  • Zelando pela aparência de seus colaboradores;
  • Promovendo treinamentos e cursos visando postura dos funcionários no atendimento ao cliente.

A atitude de sua empresa de prestação de serviços de “cumprir o contratado”, proporciona segurança ao consumidor, fidelizando e contribuindo para atração de novos clientes.

3 – Organize a papelada!!

Crie planilhas diárias e mensais, que auxiliarão a controlar os serviços prestados. Também mantenha cadastro de clientes atualizado, livro diário de receitas e despesas, cadastro de colaboradores, enfim, nada que um bom sistema de gestão administrativa não resolva.

Assim, com parte burocrática organizada, “sobra mais tempo” para focar na efetiva prestação do serviço, que é o real motivo de sua empresa existir!!

4 – Identifique falhas

Monitorar e controlar os resultados, facilita a identificação de falhas nos processos de execução dos serviços. As falhas ocorridas podem gerar desperdício de material e também de tempo. É importante que sejam localizadas rapidamente, pois quanto mais moroso para refazer o serviço, maior será o prejuízo financeiro.

5 – Utilize gestão de marketing

O marketing para empresa de prestação de serviços é o conjunto de esforços e ações que otimizam a venda do serviço, objetivando encantar o cliente, e assim, diferenciar a empresa da concorrência. O propósito final é o retorno financeiro para a empresa, ou até mesmo fortalecimento da imagem diante de seus clientes.

Para tanto, é necessário entender o comportamento do consumidor, saber quem é seu público-alvo, conhecendo suas expectativas. Ai sim!!! Superando as expectativas do cliente, cria-se um diferencial sobre a concorrência e conquista-se credibilidade do mercado.

Empreender é um grande desafio. Empreender na área de prestação de serviços é um desafio ainda maior, pois muitas vezes o empreendedor não se mostra preparado para gerir a empresa de maneira eficiente – tem seu esforço focado na execução do serviço.

Diante de mercados cada vez mais exigentes, saber gerenciar sua empresa de prestação de serviços é essencial para o sucesso do seu negócio. Então, aproveite seu tempo!! Comece a colocar essas dicas em prática e dê novo rumo ao seu negócio!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar