skip to Main Content
Controle De Estoque Do E Commerce

5 dicas para melhorar o controle de estoque do e-commerce

Você, que trabalha com uma loja virtual, já esteve pensando: como melhorar o controle de estoque do meu e-commerce?

Um bom controle de estoque é essencial para gerenciar um e-commerce efetivamente. É importante ter todos os produtos devidamente catalogados e prontos para serem entregues para o cliente.

Sem ele, é mais fácil cometer erros e prejudicar a entrega do produto, o que deixará o cliente insatisfeito e irá refletir de forma negativa na imagem do seu negócio. Complicado, não?

Então, que tal aprendermos algumas dicas sobre como melhorar o controle de estoque do seu e-commerce?

Vamos lá!

1 – Alinhe o digital e o físico

Um sistema informatizado é uma ótima maneira de melhorar o controle de estoque do e-commerce.

A maneira mais efetiva de conseguir manter um controle realmente eficaz é fazer um inventário.

Para isso, faça um levantamento da quantidade de itens no estoque. Então, verifique o que está registrado no sistema e atualize os dados, conforme o que pode ser comparado com a pesquisa. Tenha um controle rigoroso e periódico sobre o inventário e elimine vários problemas relacionados à falta de organização!

2 – Organize o seu estoque físico

Apesar da informatização ser importante, ainda é necessário manter o estoque físico organizado.

Todos os produtos devem estar devidamente armazenados em seus lugares. Cada produto tem o seu espaço e isso deve ser respeitado. Tenha tudo devidamente identificado e anote as informações necessárias; este será um recurso importante, no caso de algum imprevisto acontecer com os seus dados virtuais e consultas precisarem ser realizadas.

É importante que as informações batam com aquelas que constam no sistema informatizado. Quaisquer desencontros de informação podem trazer sérias consequências na hora de vender o seu produto.

Com isso, fica mais fácil encontrar o produto na hora de separar e prepará-lo para a entrega!

3 – Entenda para onde vai o seu dinheiro

Compreender para onde o capital de giro está sendo direcionado é essencial. Para melhorar o controle de estoque do seu e-commerce, é necessário comparar os gastos que você tem ao adquirir os produtos com o lucro sobre suas vendas.

Analisar o retorno sobre o investimento e direcionar recursos financeiros para áreas que mais necessitam é uma das tarefas que todo empresário deve realizar.

4 – Repense seus fornecedores

Será que os seus fornecedores são a melhor escolha para o seu negócio? Se você quer melhorar o controle de estoque do e-commerce, avalie se as parcerias estão valendo a pena. Os custos e o lucro sobre as vendas são uma forma preliminar de realizar a avaliação.

É necessário entender se o fornecedor oferece a melhor relação custo-benefício e se não existem opções melhores no mercado. Avalie as possibilidades!

5 – Cuidado com o estoque compartilhado

A princípio, compartilhar o estoque entre a loja física e o e-commerce pode parecer uma solução econômica e eficiente. Porém, traz grandes riscos.

É fácil confundir quantidades de produtos disponíveis ou utilizar o que deve pertencer ao e-commerce na loja física e vice-versa. A parte difícil é atualizar todos os dados para não encontrar divergências com relação a essas “soluções”.

Por isso, o ideal é investir em estoques separados. A longo prazo, será a melhor saída para melhorar o controle de estoque do e-commerce e evitar problemas.

Aproveite e aprenda alguns truques para reduzir os custos do seu e-commerce.

Com essas dicas, ficará fácil organizar seu estoque e obter melhores resultados. Para isso, é importante trabalhar duro para manter seu inventário atualizado e os produtos devidamente organizados.

Aplique o que aprendeu e obtenha mais sucesso para o seu negócio!

Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar