skip to Main Content
Modelo De Contratação 768×538

CLT ou PJ – Como devo contratar profissionais para meu restaurante?

A forma de contratar profissionais para o seu restaurante defende diretamente os interesses da sua empresa e áreas administrativas (financeiras e humanas), porque vai corresponder à entrega de resultados, valores maiores ou menores que sairão do seu planejamento, à disponibilidade que seu empreendimento precisa do contratado, etc.

Existem aspectos envolvidos para que você chegue à resposta ideal para a pergunta: Como devo contratar profissionais para meu restaurante? Esses aspectos definirão os retornos positivos do seu investimento.

A questão é que se o gestor não souber qual é o modelo de contratação que mais o beneficia, acaba perdendo algumas oportunidades de negócios que podem propiciar o crescimento do seu restaurante.

Entenda as formas de contratação CLT e PJ para ter uma decisão fundamentada e apropriada às necessidades do seu empreendimento.

O que é contratação CLT e seus benefícios

A sigla CLT significa: Consolidação das Leis do Trabalho. É o DECRETO-LEI N.º 5.452, DE 1º DE MAIO DE 1943 que regulamenta as relações trabalhistas em todas as suas esferas. Este decreto regulamenta as as formas de contratação e estipula o vínculo empregatício entre empresa e empregado.

No regime CLT a empresa deve cumprir obrigações e assumir responsabilidades de:

  • Pagamentos de salários e impostos sobre o empregado;
  • Definição de funções;
  • Liberação de férias remuneradas após um ano de trabalho registrado na Carteira de Trabalho;
  • Pagamento de 13º salário ao fim de cada ano (considerado como um salário extra que o funcionário recebe) e outras obrigações burocráticas relacionadas à esse trabalhador.

Quanto ao empregado, deve, em troca da remuneração e obrigatoriedade da empresa em cumprir as leis da CLT:

  • Cumprir os horários de trabalhos estabelecidos na negociação dos cargos e previstos em contratos;
  • Cumprir ordens do seu empregador que estejam dentro de sua função e não desrespeite os seus direitos;
  • Executar as regras e normas internas da empresa desde que as mesmas não interfiram nos seus direitos como empregado;
  • Realizar as obrigatoriedades da sua função prevista em sua Carteira de Trabalho, podendo ser punido dentro da Lei caso haja displicência das mesmas.

A contratação no regime CLT é mais indicado para empresas que precisem que sejam estabelecidas as relações acima. A principal vantagem é o investimento na qualificação profissional de funcionários ou desenvolvimento de técnicas e habilidades do colaborador sendo, posteriormente, revertidos em resultados positivos e exclusivos para o seu restaurante.

Conceito de contratação PJ e seus benefícios

Essa relação acontece quando você deseja contratar profissionais para o seu estabelecimento no ramo alimentício sem a caracterização do vínculo empregatício. É uma relação de empresa para empresa. Ou seja, os profissionais abrem um CNPJ, assumem os pagamentos de impostos e prestam serviços para o seu empreendimento.

Nesse modelo de contratação o contratado:

  • Pode prestar serviços para outras empresas, visto que você o contrata como um prestador de serviços apenas e não um colaborador;
  • Não precisa cumprir o horário comercial da sua empresa. O profissional pode escolher seus horários desde que não prejudique o planejamento acordado;
  • Não é obrigado a seguir normas de conduta da empresa, visto que ele mesmo possui suas normas internas porque se trata de uma outra empresa;

Em relação às obrigações o profissional contratado como PJ deve:

  • Cumprir com as obrigatoriedades dos projetos que seu restaurante acordou previamente com ele;
  • Respeitar os prazos de entrega dos serviços e horários combinados antes do contrato;
  • Se responsabilizar pelos encargos de PJ, como também as emissões de notas fiscais.

Atenção: Se o empregado tiver obrigações de cumprir horários, trabalhar todos os dias para sua empresa ou qualquer outra obrigação que seja parte do regime CLT, o mesmo pode entrar na justiça para requerer os seus direitos tendo em vista que se caracteriza como vínculo empregatício.

Você ainda tem dúvidas de contratações para o seu restaurante? Economize seu tempo e garanta respostas indispensáveis para o seu negócio juntando-se a nós através das nossas redes sociais, ou por aqui, nos comentários!

Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar