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Ambiente Do Seu Restaurante 768×538

Como atrair mais clientes e melhorar a vibração do seu restaurante!

Atraia os clientes pelos 5 sentidos – Todos contribuem para a vibração global do seu restaurante.

Como o ambiente do seu restaurante faz as pessoas se sentirem? Se você não sabe a resposta a essa pergunta, então, considere sair pela porta da frente por um momento. Em seguida, volte – não como o proprietário, mas como um novo cliente.

O que você vê, sente, cheira? Você foi bem recebido? A equipe parece feliz ao vê-lo ou eles estão apressados ​​e loucos para se livrar de você?

A sensação que você teve quando entrou em seu restaurante é a vibração que seus clientes sentem cada vez que entram através de suas portas.

Essa impressão ou sensação tem a ver com a cultura que você cultiva em seu restaurante.  Por isso, neste artigo, vamos discutir um pouco sobre como atrair mais clientes e melhorar a vibração do seu restaurante.

Vamos analisar como você pode atrair mais clientes, melhorando a vibração do seu restaurante através dos cinco sentidos – visão, cheiro, som, toque e sabor.

O Sentido da Visão

O que seus clientes veem quando entram em seu restaurante? Eles são recebidos com sorrisos e logo de “cara” visualizam uma decoração agradável e um espaço limpo e arrumado?

O que você pensa em relação à decoração do seu restaurante? Você sabia que a decoração do ambiente diz muito sobre você e a sua personalidade? Você sabia também que a decoração da entrada é o que irá definir a satisfação do cliente ao se acomodar em seu estabelecimento? Lembre-se, a primeira impressão é a que fica!

Se você nunca se atentou a estes detalhes, então é hora de repensar o visual do seu restaurante. Clientes sentem a energia do ambiente através de aspectos visuais dispostos no mesmo. Isso significa que eles observam desde sua chegada ao estacionamento, a recepção, o hall de espera até o caminho que o levará ao banheiro de seu restaurante.

Existem alguns passos que você pode dar para ajustar a vibração visual que seu restaurante emana:

Primeiro você precisa ter uma visão definida. Você precisa definir o conceito do seu restaurante. Saber o que você quer e como você quer seu restaurante. Por exemplo, você quer um restaurante com temática esportiva, um café moderno, um lugar casual, ambiente de fazenda à mesa ou um local acolhedor e aconchegante para pessoas de mais idade?

Independentemente da definição de conceito que você escolher, você precisa garantir que o tema e a energia do ambiente irão se refletir desde o seu exterior até o interior de seu restaurante.

Não deixe nada ao acaso e certifique-se que todos os detalhes convergirão para uma impressão positiva e coerente de cada um dos seus frequentadores.

Se atente especialmente a:

  • Revestimentos das paredes e pavimentos
  • Iluminação
  • Artes
  • Esquema de cores
  • Estilo dos Móveis (mesas altas, mesas baixas, bancos de bar, banquetes – as opções são muitas)
  • Decoração das mesas (vasos, velas, copos, toalhas, etc.)
  • Uniformes do pessoal
  • Sistema de atendimento
  • Pratos e utensílios

A Iluminação acrescenta ao ambiente uma vibração particular.

O sentido do cheiro

Sua comida desempenha um papel crucial na criação da vibração do seu restaurante. É o que atrai os clientes para o lado de dentro.

Mas você sabia que o cheiro do ambiente de seu restaurante também contribui para uma “vibe” positiva?

Considere novamente o restaurante de comida mineira da esquina ou as clássicas pizzarias italianas do bexiga. O aroma emanando da cozinha é a outra grande parte da vibração do restaurante, ajudando a criar a cultura do ambiente.

O Sentido do Som

A vibração do seu restaurante também inclui a sensação causada pelos sons. Com que tipo de sons os seus clientes se deparam quando entram pela porta?

O seu restaurante está com um ambiente barulhento ou suave e calmo? Sua cozinha está fazendo muito barulho? Os membros da equipe estão reunidos em conversas paralelas?

Seu restaurante tem música ao vivo ou som ambiente?

Todos estes “produtores” de ruídos desempenham um papel importante na vibração do seu restaurante. Decida como você quer que seja o ambiente em relação aos sons e concentre-se em fazê-lo acontecer.

Quando se trata de sua música, você pode apostar o que seus clientes as ouvem enquanto realizam suas refeições. Os consumidores de hoje querem toda uma experiência completa ao frequentar um restaurante, e a música é parte dela.

Portanto, decida com que tipo de música você receberá seus clientes.

Isso é fácil para um restaurante onde a “vibe” é um estilo casual ou um restaurante italiano autêntico.

Mas, se o seu conceito de restaurante não se presta a um tema musical, o que você deve fazer?

Considere o seu restaurante em diferentes momentos do dia. Por exemplo, seus clientes de almoço podem estar procurando algo para ouvir que seja é diferente do que seus clientes do jantar querem ouvir.

Talvez o seu público do jantar seja de jovens profissionais que acabaram de sair do trabalho, mas o seu público do almoço é composto basicamente de aposentados. Você verá que o repertório musical deve seguir conforme o tipo de público que você atrai.

Se você não sabe direito qual estilo musical você deve tocar, então, pergunte aos seus clientes. Deixe-os definir o tipo de som que querem ouvir.

Você sabia que a música evoca vários tipos de emoções e ajuda as pessoas a se lembrarem de coisas? Então, se você conseguir  tocar a música certa, certamente seus clientes irão sempre se lembrar da experiência que tiveram em seu restaurante.

Seus clientes vão sempre interligar sua lista de reprodução com o prazer de comer em seu restaurante, e isto fará parte total da vibração global de seu estabelecimento. Música melhora a atmosfera, fazendo com que os clientes se sintam mais confortáveis.

Você verá que, se seus clientes gostarem de sua seleção musical, esta será apenas mais uma razão para eles revisitarem o seu restaurante sempre que puderem.

O Sentido do Toque

Sim, a sensação de toque desempenha um papel vital na vibração do seu restaurante. É realmente a textura que contribui.

Pense na textura como a área de superfície. Esta poderia ser o tipo de mesas, seu balcão  de bar e sua decoração de parede.

Pense num piso de mármore, lajes de granito, madeira rústica, carpetes, azulejos, pisos de madeira, toalhas e lençóis de mesa, cortinas e muito mais. Tudo funciona para criar uma vibração positiva no ambiente de seu restaurante.

O Sentido do Gosto

O menu é o grande catalisador para a vibração do seu restaurante. Este é o lugar por onde você deve iniciar a construção da vibração global e da atmosfera do seu restaurante. Seus pratos são os grandes instigadores desta vibração.

Por exemplo, você pode servir comidas típicas, italianas, gregas, americanas, chinesas, tailandesas ou outra coisa completamente diferente. Mas, o seu tipo de cardápio é o que impulsionará a vibração do seu restaurante.

Assim, ao organizar a “vibe” de seu restaurante, não se esqueça do fator “sabor”.

Pensamentos finais

Para atrair mais clientes, você precisa melhorar a vibração do seu restaurante.

Isto significa que a sua cultura, atmosfera e vibração devem ser únicas para que o seu tipo de restaurante atraia mais clientes. Para fazer isso, você precisa saber o conceito que seu restaurante representa.

Logo… “é no seu restaurante italiano que todos os seus clientes se sentem como se estivessem em visita na casa de sua avó favorita?”  Ou, seu restaurante é aquela “hamburgueria” moderna, onde os clientes podem se sentar confortavelmente enquanto comem e têm longas conversas e risadas com amigos?

Conheça a vibração que você quer desprender e concentre-se em alcançá-la através de seu ambiente, comida, decoração e seu serviço ao cliente.

Trabalhe com sua equipe de funcionários para ajudá-los a criar esta cultura cada vez que abrirem a casa para receber seus clientes. Ensine-lhes que isso é o que define o seu restaurante e diferencia você da concorrência.

Quando seus colaboradores “compram” os seus objetivos de criar uma vibração perfeita para seus clientes, todos ganham – você, eles e principalmente, seus clientes.

Muito sucesso e boa sorte em sua estratégia de atrair mais clientes para o seu restaurante!

Até a próxima!

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