skip to Main Content
Aumentar A Produtividade Do Meu E Commerce

Como a contabilidade pode aumentar a produtividade do meu e-commerce

Somos uma Empresa de Contabilidade especializada em e-commerce e hoje iremos falar de um assunto bem especial!

Você já deve saber que a contabilidade pode fazer muito por você, te ajudando em questões financeiras básicas, até as mais complicadas e te auxiliando no conserto de falhas ou até impedindo que erros aconteçam.

Mas, você deve estar se perguntando como a contabilidade pode aumentar a produtividade do meu e-commerce, não é?

Se quer descobrir, não saia daí, porque nós vamos te contar tudo!

De que forma a contabilidade estratégica pode se encaixar?

Existem alguns termos contábeis que precisam fazer parte do dicionário de qualquer empreendedor, mesmo o do e-commerce. São elas;

  • Análise das demonstrações contábeis;
  • Planejamento tributário;
  • Controle de contas a pagar e a receber;
  • Previsão de crescimento;
  • Previsibilidade de lucros;
  • Gestão de estoques;
  • Orçamento e fluxo de caixa;
  • Análise de investimento;
  • Previsibilidade dos lucros.

Não ter dados concretos sobre seu e-commerce, pode acabar destruindo tudo que você já construiu até agora. Quando você analisa os dados corretos da empresa, consegue saber exatamente qual foi o lucro obtido em um mês, por exemplo, dando a capacidade para que você, como empresário saiba o que fazer para melhorar ou manter seu resultado para o próximo período.

Além disso, a possibilidade de planejar gastos e saber exatamente qual o momento certo de investir, se torna uma realidade!

A contabilidade é um instrumento muito importante para todo e qualquer e-commerce, e tem um potencial gigantesco para auxiliar na tomada de decisões da organização, conseguindo entregar ao empresário dados de confiança para evitar ou eliminar erros que possam ser prejudiciais ao negócio.

Essa capacidade de ter uma visão mais ampla da empresa, baseando-se em dados contábeis reais e sólidos, facilita em:

  • Planejar investimentos;
  • Alocar recursos;
  • Procurar investidores em potenciais que estejam dispostos a apostar todas as fichas no seu comércio.

Mas, para que tudo isso vire realidade, fazendo com que você seja capaz de tornar sua produtividade mais alta, terá que ver a contabilidade como sendo algo bem maior do que apenas um instrumento de verificação de impostos e pagamentos.

A gestão financeira e contábil como parceiras do empreendedor!

Não adianta espernear, porque a contabilidade sempre anda de mãos dadas com as finanças e as duas precisam ser levadas bem a sério no e-commerce.

O problema maior que se apresenta aqui, é que o sistema tributário do Brasil é um dos mais burocráticos e confusos que existem. Depois da implementação das mudanças no ICMS para o comércio online, as dificuldades ficaram ainda maiores.

Mas, pense que ter uma gestão eficiente do financeiro do seu e-commerce, só vai te trazer benefícios, aumentando sua produtividade e sua lucratividade. Lembre-se que se tiver qualquer descuido com gastos ou emissão de documentos fiscais, o faturamento geral da sua loja será afetado.

A gestão logística e de estoques

A integração da logística com o seu e-commerce é extremamente importante para o seu negócio. Entenda bem: a logística e o estoque são essenciais para o aumento da sua competitividade e produtividade. Já que eles impactam de maneira direta na satisfação do cliente e logo, em suas finanças.

Por isso é preciso que você entenda que ter processos logísticos de qualidade e uma boa gestão de estoque que tenha foco na minimização dos desperdícios, vai trazer benefícios realmente significativos para o seu e-commerce, como:

  • Custos de frete reduzidos;
  • Diminuição de capital de giro imobilizado no estoque;
  • Maior eficiência no fluxo de mercadorias;
  • Entre outras várias possibilidades.

A tecnologia a favor do e-commerce

O comércio eletrônico depende da tecnologia e não tem nada melhor do integrá-lo a um sistema ERP (“Enterprise Resource Planning”, Planejamento dos Recursos da Empresa), isso permitirá tornar seus processos melhores, gerando mais ganhos, tanto de dinheiro, quanto de tempo.

Com o sistema integrado a seu e-commerce, assim que uma venda for efetivada, o pedido será automaticamente gerado e já separado.

O ERP ainda dá baixa no estoque, atualizando o sistema de finanças com informações corretas e sólida referentes a pagamentos e recebimentos.

Se você ainda tem dúvidas, entre em contato conosco! Nós podemos ajudar em muitos assuntos que envolvem seu e-commerce e uma gestão contábil efetiva!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar