skip to Main Content
Mourão 047 03

Confira 5 dicas do maiores especialistas no segmento

Para alcançar o sucesso em um empreendimento é necessário que o empreendedor siga uma linha de gestão eficiente e eficaz . É necessário também que o dono da empresa tenha noções de administração.

Mas como ter uma gestão eficiente e eficaz em seu pequeno restaurante ou pequena empresa?

Existem algumas dicas para ajudar na eficácia da sua administração, que especialistas em gestão de pequenos restaurantes ou pequenas empresas deixaram para auxiliar os empresários.

O que é gestão eficiente e eficaz?

Antes que você prossiga para as dicas de boas práticas em pequenos restaurantes, é importante que você entenda a diferença entre eficiência e eficácia em gestão.

Quando se diz que você precisa ter uma gestão eficiente se quer dizer que como empreendedor você precisa se preocupar com os meios para alcançar os objetivos. Ou seja, ter custos reduzidos e entrega das metas dentro dos tempos estabelecidos.

Em relação a gestão eficaz, significa que o dono de pequeno restaurante precisa se preocupar com os resultados ou diretamente com as metas estabelecidas. Logo, quando um empreendedor é eficaz em sua gestão, significa que ele atingiu os objetivos que havia definido.

O que dizem os especialistas sobre a gestão eficiente de um pequeno restaurante?

Veja algumas dicas importantes para que você consiga ter sucesso em sua empresa (seja ela de pequeno ou grande porte).

1 – Inove em seu restaurante

 

mourao meio

Segundo Karen Sitta Fortini que é coordenadora de Alimentação Fora do Lar da Sebrae Nacional, a gastronomia no Brasil é muito variada e rica, por esse motivo é necessário instigar a criatividade e inovação dos empresários em seus restaurantes.

De acordo com o Chef de Cozinha internacional do Senac Marcos Livi, é necessário que os restaurantes tenham mais criatividade e inovem principalmente em relação ao desperdício zero de alimentos para que haja uma redução nos custos.

2 – Treinamento e atitude de liderança

Daniel Mendez empresário no ramo alimentício, essa é uma habilidade que o administrador ou gestor precisa ter para que tenha bons resultados, vez que o sucesso do seu restaurante depende muito de todo o suporte que você oferece aos seus colaboradores.

3 – Meça os custos da sua empresa

Ainda de acordo com Daniel Mendez, medir os custos de todos os seus gastos é o primeiro passo para que o empresário tenha realmente um bom retorno e transforme-o em um investimento.

Por isso, faça sempre um plano de investimentos, retornos esperados e os retornos reais em seu negócio. Acompanhe sempre os resultados financeiros do seu restaurante.

4 – Escolha corretamente o local da sua empresa

De acordo com Marcelo Sinelli, que trabalha na área de marketing do Sebrae SP, 60% do sucesso do seu restaurante depende do lugar onde você estabelece a sua empresa. Quanto maior o fluxo de pessoas ou até mesmo de concorrentes próximos ao seu negócio, mais visível será o seu restaurante, logo, você terá mais clientes e resultados financeiros positivos.

Uma dica interessante para o seu restaurante é analisar a demanda, ou seja, onde o seu serviço pode ser mais procurado. Lugares com faculdades próximas, empresas, bancos e outros restaurantes trazem mais clientes e demandam mais serviços pelo fato de, na maioria dos casos, um trabalhador ou estudante não ter muito tempo para ter a sua refeição ou não poder ir em sua casa comer.

5 – Ponha em prática os pontos de gestão de uma organização

Para finalizar, é necessário que um empresário de sucesso coloque em prática algumas atitudes como:

  • Planejar;
  • Organizar;
  • Direcionar;
  • Controlar.

O seu restaurante precisa de cuidados especiais, desde a parte dos alimentos até a parte administrativa. Todas as etapas são essenciais e importantes para atingir bons resultados e transformar seu pequeno restaurante em um grande negócio.

Ainda está em dúvida sobre como implementar essas e outras dicas em seu pequeno restaurante? Nos informe!

Um abraço e sucesso em sua jornada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar