skip to Main Content

Feche sua empresa corretamente:

Com o agravamento da crise econômica, é inevitável que muitas empresas não sobrevivam e fechem, pelos mais diversos motivos. Os números de recuperação de judicial e de pedidos de falência têm crescido. É notavelmente trágico para uma economia que isto aconteça, mas o empresário precisa se atentar ao fato de que simplesmente fechar as portas, demitir os funcinários e não tirar mais notas não encerra as obrigações da empresa com a Receita, o Estado e a Prefeitura. Para encerrar uma empresa, são necessários os mesmos cuidados nos aspectos de registros públicos e tributários observados quando da abertura.

A empresa que não tem mais condições deve encerrar suas atividades e cumprir o rito protocolar de arquivamento junto aos órgãos competentes. Quando se abre uma empresa, temos um contrato social. Quando fechamos, temos um distrato social. Além disso, é preciso finalizar o CNPJ, e as inscrições, estaduais e municipais.Os débitos das empresas são repassados para os sócios, pelo Fisco, via processo administrativo e em ato contínuo à baixa completa. Eles são responsáveis pelas dívidas até o limite do capital investido. Caso não sejam feitos todos os procedimentos para a baixa regular, acontece a desconsideração da personalidade jurídica, que é o ato de não separar o patrimônio da pessoa jurídica do da pessoa física dos sócios. Neste caso,a responsabilidade cai sobre o total dos bens dos sócios.

Além disso, a empresa continuará sujeita às obrigações acessórias, como SPED, DCTF, Declaração do Simples, SEFIP. Todas estas declarações têm prazos, e descumprir estes prazos gera multas cujo valor mínimo é de R$ 200,00. Portanto, o melhor jeito de finalizar uma empresa é procurar um contabilista, que irá atuar correntamente e evitará problemas para seu patrimônio e multas desnecessárias.

Nós, da Mourão Contabilidade, temos todas as ferramentas necessárias para apoiá-lo neste momento. Se é o seu caso, procure-nos, temos a solução para encerrar sua empresa corretamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar