skip to Main Content
Abertura De Uma Escola 768×480

Guia básico para Abertura de uma Escola!

Se você deseja empreender em um tipo de negócio que traz estabilidade, pode apostar nas escolas, pois sabemos que sempre existirá a necessidade de se educar as pessoas, e sempre irão existir muitas pessoas interessadas nos seus serviços.

Por esse motivo, mesmo que você analise e chegue à conclusão que há muita concorrência nesse mercado, tenha certeza que montar uma escola sempre é um bom negócio.

Mas é claro que existem muitas coisas que você deve analisar. Planejar a abertura de uma escola não acontece de uma hora para outra.

Para conseguir que o seu empreendimento dê certo, você precisa ter uma meta, um bom planejamento e um orçamento que consiga dar conta de todas as despesas que estão por vir.

Mas você realmente sabe como abrir uma instituição de ensino ou escola?

Então aqui você terá um guia básico para abrir uma escola, para que desse modo você consiga tomar decisões coerentes e corretas a respeito de todo esse futuro negócio.

Localização

A primeira dica é que você deve avaliar a situação do mercado no local onde você anseia abrir a sua escola. Analise se existe alguma demanda que não é solucionada pela concorrência.

Opte por um terreno grande e amplo que consiga dar conta de todas as instalações que a lei exige.

Estrutura da escola

Toda escola precisa ter uma estrutura segundo a faixa etária de alunos que ela vai receber. Se você deseja abrir um colégio que atende desde a educação infantil até o ensino médio, que é o que se encontra na maioria dos institutos, é necessário que tenha na sua estrutura padrão as seguintes exigências:

  • Salas de aula bem ventiladas;
  • Banheiros suficientes;
  • Bebedouros para os diferentes tipos de idade;
  • Quadra poliesportiva;
  • Playground;
  • Espaços para atividades ao ar livre;
  • E laboratórios.

Mas fique ligado em todas as requisições que a lei traz! Cada sala de aula precisa ter um espaço de 1,20 metros quadrados para cada criança entre 3 e 4 anos de idade.

A lotação máxima para pequeninos nessa fase é de 25 alunos por sala. Salas muito cheias e com pouco espaço são avaliadas como uma infração gravíssima.

A lotação máxima muda quando os alunos se encontram acima de 4 anos. Até a adolescência, pode ter 30 crianças na sala. Quando eles chegam à fase juvenil, as salas começam a poder ter mais pessoas, desde que o espaço mínimo seja respeitado.

Segurança e higiene

Para que a sua escola tenha uma boa performance no mercado, obtenha bons desempenhos e alcance excelentes níveis de satisfação daqueles que confiam no seu serviço e o contratam, invista na higiene e na segurança.

Esses dois pontos são os mais notados quando os pais resolvem visitar o estabelecimento para escolher qual é a melhor escola para os seus filhos. Proporcionar um serviço de qualidade é o que vai ser responsável pelo retorno do investimento do empreendedor.

Exigências legais e específicas

Para que você consiga abrir uma escola ou uma creche, é necessário que você tenha uma licença de funcionamento e direção da Secretaria de Estado de Educação.

Todas as escolas precisam ter o consentimento ao menos 120 dias antes da data que a pessoa deseja iniciar as atividades na instituição. Um processo precisa ser montado e ele precisa cumprir com algumas requisições, como:

  • Plano de educação;
  • Propostas pedagógicas;
  • Relatório com prova de habilitação profissional, pois a exigência é que o diretor tenha pelo menos um curso de pedagogia que permita ele administrar uma escola;
  • Condições do prédio;
  • Alvará de funcionamento da prefeitura, do corpo de bombeiro, entre outros.

A Secretaria de Estado de Educação realizará uma fiscalização para analisar se tudo o que foi descrito no procedimento é verdadeiro. Procedendo a averiguação, é dirigido o relatório para o Conselho Estadual de Educação fornecer a autorização.

A empresa precisará, também, buscar a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde para conseguir o Alvará de Licença Sanitária.

É indispensável que você contrate um contador profissional especializado em contabilidade para escolas para regularizar a escola nos seguintes órgãos:

  • Junta Comercial;
  • Secretaria Estadual de Fazenda;
  • Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
  • Secretaria Municipal de Educação;
  • Corpo de Bombeiros Militar;
  • Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento.

Agora que você já está por dentro do guia básico para abrir uma escola, não perca tempo e invista nesse empreendimento. Mas antes de tudo, não esqueça de conversar com um contador especializado em escolas! Nós podemos te ajudar!

Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar