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A Localização Do Seu Restaurante 768×538

Localização – uma das escolhas mais importantes para o sucesso do seu restaurante!

Em nosso post anterior da série Como abrir um restaurante, falamos sobre Como escolher o conceito do seu restaurante? . Existem diversos tipos de conceitos de restaurantes e você precisa definir qual será o conceito do seu empreendimento alimentar em seu plano de negócios, para que o seu negócio possa ter uma definição de público e assim sucessivamente. No artigo de hoje vamos continuar a nossa série falando sobre uma das decisões mais importantes para o sucesso de um restaurante: A localização do seu restaurante.

Ao considerar a escolha de um local para instalar seu restaurante, você deve ter em mente o seguinte:

Estude a quantidade de pessoas que vivem no local

Você deve avaliar a infraestrutura do local para definir se deve ou não abrir seu restaurante na região pretendida. Para isso, você deve considerar alguns aspectos:

  • Se os seus pratos atendem as necessidades diárias de profissionais que trabalham em escritórios, o local escolhido é no centro?
  • Se o seu restaurante servirá jantares finos, a renda das pessoas que habitam ou que passam ocasionalmente pelo local garante uma frequência em seu restaurante de modo a dar apoio às suas operações?

Você precisa ter certeza de que o seu restaurante será frequentado, não somente por quem mora na região, mas por quem passa diariamente pelo local, para assim manter o seu empreendimento lucrativo e viável financeiramente.

Um estudo aprofundado da área pode ajudar-lhe a determinar o local para instalação do seu restaurante, ou você pode também, visitar a Associação Comercial de sua cidade para conseguir os dados de que tanto precisa.

O local tem estacionamento?

Mesmo que você tenha uma excelente comida, serviços extraordinários, uma localização privilegiada, porém, se não tiver um estacionamento próprio ou nas proximidades de seu estabelecimento, isso será um grande problema para que seu restaurante seja bem frequentado.

Você pode acreditar, seus clientes querem ter acesso fácil ao seu restaurante. Se um cliente precisar caminhar até o seu restaurante porque o seu estacionamento é distante, provavelmente ele irá procurar outro local.

Se você estiver localizado em uma área comercial, verifique se a localização esta numa rota acessível de trens ou metrôs para que as pessoas possam se locomover com facilidade ao seu estabelecimento.

Avalie o tamanho físico do estabelecimento

Junto com a localização vem à preocupação com o tamanho da infraestrutura física para atendimento ao público.

Antes de escolher a localização do seu restaurante, você precisa considerar:

  • Há espaço suficiente para sua cozinha?
  • O espaço de preparação dos pratos é adequado para o número de clientes que você irá servir?
  • Existe uma área para escritório?
  • O local possui espaço para o armazenamento adequado dos alimentos?
  • O salão tem espaço para as mesas, e um bar, por exemplo, para clientes que quiserem esperar no ambiente interno?
  • Existe uma sala de espera? Esta sala é ampla?
  • A localização dos caixas permite o trânsito de pessoas sem interferir na mobilidade dos clientes que estiverem nas mesas?

Pesquise as falhas anteriores

Seu corretor de imóveis apenas mostrou-lhe a localização “perfeita. O prédio já tem uma cozinha profissional e ainda vem com câmeras refrigeradas e fornos profissionais. Excelente!

Mas, você precisa dar um passo atrás e perguntar, “Por quê?”

Coloque o seu “chapéu de detetive”, pegue a sua lupa e realize pesquisas para saber o “por que” o restaurante anterior não deu certo no local. “Cave fundo” e descubra se outros restaurantes falharam na mesma área.

Se apenas um restaurante não deu certo na região, pode ser a comida que fosse ruim, péssimos serviços oferecidos ou o conceito pobre para a área. Porém, se vários restaurantes falharam no local, então a resposta é clara: a localização é ruim.

Você vai descobrir que existem várias razões para a venda de locais para restaurantes :

  • Os proprietários estão cansados ​​e querem vender pelo fato de saírem do ramo, mas o empreendimento é um sucesso.
  • O restaurante está lutando financeiramente, e o fechamento é a única opção. Se a razão for esta, preocupe-se com os motivos desses problemas financeiros.

O principal, é você descobrir o “porquê”!

“Um pouco de concorrência pode ser bom para os negócios!”

Conheça os vizinhos

Sim, como em sua casa, seus vizinhos importam.

Dê uma volta pelo bairro. Veja quem está fazendo negócios na rua. Seu conceito se encaixa com o seu?

Por exemplo, se você é um restaurante de alto padrão, você não quer instalar seu restaurante ao lado de uma loja popular.

Dê uma olhada ao redor. Se você é um restaurante de conceito italiano, você é o único em um raio de dois quilômetros? Se houver outros com o mesmo conceito, este não é o local ideal para você.

Se houver outras empresas de sucesso na área que sejam diferentes, mas complementam o seu, este é um bom sinal.

“Negócios bem sucedidos atraem outros negócios bem sucedidos.”

Faça a “política da boa vizinhança” e conheça seus vizinhos.  Pergunte-lhes como eles se sentem sobre a área e o tráfego que recebem diariamente em seus empreendimentos.

Aproveite o seu maior concorrente

Posicionar seu restaurante entre vários conceitos de restaurante semelhantes ao seu, pode ser uma má ideia. Porém, se localizar perto de seu maior concorrente pode ser uma estratégia vencedora.

Alguns “gurus dos negócios” dizem que a melhor localização para o seu restaurante é a mais próxima possível do seu maior concorrente.

Quando você está posicionado perto dos “caras grandes”, você se beneficia de seus esforços de marketing em grande escala.

Por exemplo, se eles estão fazendo uma grande campanha de marketing para atrair as pessoas para seu estabelecimento, e você está visualmente perto deles, o cliente pode optar pelo seu restaurante ao invés do deles.

Concorrência pode ser boa, principalmente se você estiver confiante que o seu restaurante tem excelentes comidas, ambiente e serviços para oferecer.

Mais tráfego na área é benéfico, especialmente se você oferecer uma opção viável, isso é excelente para a concorrência.

Considerações finais

Uma dos maiores razões de falência de muitos restaurantes é devido a uma má localização.

Se o seu restaurante não tiver boa visibilidade, estacionamento ou ainda tiver pouco ou nenhum tráfego pé, as chances de você falhar são imensas.

Para evitar este problema que tira o sono dos empreendedores do setor, tenha uma visão holística sobre a localização de seu restaurante.

Antes de escolher definitivamente a localização do seu restaurante, faça sua pesquisa de público-alvo. Saiba onde seu cliente ideal vive, compra e realiza suas refeições, e posicione-se próximo à eles. Afinal, se eles não puderem encontrá-lo, eles nunca saberão quão bons são seus pratos.

O fator sucesso para seu restaurante tem muito a ver com a localização do mesmo. Tenha certeza absoluta antes de assinar um contrato de arrendamento ou comprar uma propriedade.

Não basta escolher a primeira e aparente “boa localização” que você encontrar. Faça sua pesquisa, visite vários locais e em momentos diferentes durante o dia e também da noite. Isso irá ajudá-lo a avaliar o tráfego de carros e pedestres na área.

Desenhe sua arquitetura interna e veja como o prédio se adapta às suas necessidades, e se não, o que você pode fazer para ajustar.

Seja paciente e diligente com esta decisão, pois a mesma terá repercussões duradouras para o sucesso do seu restaurante.

E então, você já tem um restaurante? Como você escolheu a sua localização atual? Você tem algum conselho para os nossos leitores? Adoraríamos ouvir suas opiniões e histórias. Por favor, comente abaixo.

Até breve!

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