skip to Main Content
1485205770 O Segredo Sucesso Varejista Mourao

O segredo do sucesso no mercado varejista!

Embora alguns não acreditem, é certo afirmar que o sucesso não acontece por acaso, pois este depende de alguns elementos-chave.

No Brasil, os principais varejistas são bastante eficientes em ampliar vendas, conquistar novos clientes, reter os que já possuem, abrir novas lojas e ainda conseguem crescer anualmente em taxas superiores ao consumo; o que consequentemente eleva sua participação no mercado. Nestes últimos anos de recessão da economia brasileira, muitos deles apresentaram uma retração menor e continuam falando em crescimento. Mas, o que será que eles fazem de tão diferente?

Confira aqui neste post o segredo do sucesso no mercado varejista. Acompanhe!

Gestão de varejo voltada para processos e produtividade

Os varejistas de sucesso tem algo em comum que é a gestão voltada para processos e produtividade. Isso faz com que suas decisões sejam tomadas em alta velocidade de forma certeira e eficiente.

Investindo na estruturação dos processos de trabalho você passa a conhecer melhor como funciona aquela operação e identifica exatamente o que é preciso para montar uma loja e gerenciá-la bem… Com relação a produtividade é preciso também utilizar constantemente os indicadores de produtividade para aferir a performance dos seus pontos de venda.

Assim, ao conhecer bem seu próprio negócio varejista e investindo na estruturação de processos internos, você pode contratar, treinar colaboradores e criar lojas mais rapidamente para aproveitar o mercado consumidor. Dessa forma, quando a demanda está em alta e o cenário é positivo, você investe para ampliar a capacidade de captar valor no mercado e também para ampliar suas vendas.

Tudo isso resulta em aumento rápido de suas vendas no mercado varejista. Enquanto outros empreendedores deste ramo ainda estão pensando e se preparando para agir, o seu negócio já saiu na frente, passou por um período de maturação de mercado e está em um nível de voo bem superior em relação a sua concorrência.

Em contrapartida, outro segredo do sucesso no mercado varejista é agir rapidamente quando a demanda é pequena e o cenário está menos favorável. É justamente esta situação que se vivencia hoje no Brasil!

Por ter uma gestão focada nos processos e produtividade você se torna capaz de reduzir a estrutura de seu negócio em uma velocidade maior porque conhece e sabe exatamente o que influencia negativamente sua produtividade.

Essa ação veloz, porém eficiente, lhe permite não tomar medidas drásticas quanto a redução na estrutura, mas somente ajustes gradativos de acordo com a oscilação de mercado. E, quando o mercado varejista novamente estiver em ascensão, você irá notar o movimento de crescimento e logo irá acelerar sua expansão.

Outros segredos do sucesso no mercado varejista

Além deste importante ponto que foi abordado, existem outros segredos para o sucesso do seu varejo que muitos consideram básicos, contudo fazem toda diferença. São eles:

  • Ter bem definido seu posicionamento de mercado.
  • Ter uma ótima gestão de produtos.
  • Manter uma gestão eficiente dos controles financeiros.
  • Promover comodidade aos seus consumidores.
  • Firmar parcerias tendo bom relacionamento com seus fornecedores e profissionais.
  • Focar em uma estratégia de marketing de relacionamento para varejo.
  • Ter o layout do estabelecimento organizado.
  • Promover continuamente capacitação aos seus colaboradores sobre os produtos e serviços oferecidos.
  • Ter um atendimento de excelência.

O tempo de resposta à demanda do mercado varejista é um importante fator decisivo para ocupar espaço em meio a concorrência, tanto para ampliar quanto para continuar com o mesmo grau de lucratividade em níveis aceitáveis nos momentos de crise econômica.

Entretanto, é preciso que você saiba lidar com estes momentos para assim manter o plano de crescimento o mais constante possível, diminuindo imediatamente a velocidade quando o cenário varejista estiver menos comprador e acelerando de forma planejada e eficiente quando as vendas no varejo estiverem aquecidas. Oscilações de mercado sempre vão acontecer, o segredo é você estar preparado/a para lidar com elas.

Por fim, está aí alguns dos principais segredos do sucesso no mercado varejista. Gostou? Deixe seu comentário!

Um forte abraço.

Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar