skip to Main Content
Abrir Uma Empresa No Brasil

Os principais obstáculos ao abrir uma empresa e como superá-los!

Muito se ouve o quanto é complicado abrir empresa no Brasil e por isso, muitas vezes, o empreendedor teme formalizar seu negócio.

É verdade que para empreender, não basta somente ter uma ideia genial, mas é preciso de uma série de outras ações.

E apesar de não ser fácil ser empreendedor no Brasil, ser dono dos seus próprios sonhos, metas e tempo traz inúmeras vantagens.

Muitas vezes, além da questão fiscal, o empreendedor teme a turbulência econômica e/ou política e por isso é que se faz extremamente necessário estar pode dentro das exigências e direitos que compete a legislação e quanto ao regime ideal de tributação em cada tipo de negócio.

Portanto, se você é empreendedor, saiba quais são os principais obstáculos para abrir uma empresa no Brasil e veja ainda como superar esses impasses!

 

  • Muita burocracia…

 

De fato, abrir uma empresa no Brasil envolve uma série de procedimentos e  documentações, como alvarás de funcionamento, registros em cartórios e outros que exigem que o empreendedor “saia percorrendo quase a cidade inteira” – indo de um lado a outro para conseguir essas permissões e assim  empreender com sucesso.

Será preciso que o empresário se desloque em repartições públicas de esfera municipal, estadual e federal para conseguir deixar sua empresa em funcionamento, tudo isso faz com que um valioso tempo seja despendido.

 

  • Impostos…

 

É verdade que a legislação fiscal brasileira é muito complexa, não é à toa que muitos empresários preferem optar por terceirizar o serviço da contabilidade da sua empresa. Só para não ter o trabalho de contabilizar tudo e ainda errar nos cálculos das deduções de impostos e pagamentos organizacionais.  

São inúmeros tributos municipais, estaduais e federais também e que precisam ser pagos de forma religiosa, pois faltar com esses pagamentos pode trazer sérios problemas ao empreendimento.

Nesse sentido, por exemplo, é legal frisar que existem cobranças diferenciadas quanto ao ICMS de acordo com cada estado brasileiro. Em alguns casos, a alíquota pode ser para mais, em outros para menos. Devido a isso é que se faz necessário ter uma assessoria contábil.

 

  • Logística

 

Outro ponto que merece atenção e que envolve muita dedicação tem a ver com a logística. A depender do tipo de empresa que se deseja trabalhar, produtos e matérias só são conseguidos em certos lugares que exigem esforço logístico. Exemplo disso é quando a empresa se situa no Nordeste e precisa de organizar e planejar para ter produtos do Sudeste. Essa dificuldade é sentida quando existe uma grande distância entre os centros de distribuições e a empresa.

Nesse caso são necessárias ações assertivas quanto ao capital, ao estoque, saídas, fluxo de caixa e etc.

 

  • Mão de obra qualificada

 

Infelizmente ainda falta muita mão de obra qualificada e aquelas empresas que possuem bons profissionais, fazem de tudo para retê-los. Não desejando os perder para a concorrência, já sabendo da produtividade e resultados que estes fornecem a elas.

Não é novidade alguma que o atendimento com excelência, a produção com qualidade, acabam produzindo forte efeito positivo nos clientes. Para conseguir tais profissionais não quer dizer que a empresa que nasce hoje, terá que pagar salários acima do que podem, mas pelo menos terão de treiná-los adequadamente, para torná-los tão bons quanto os que já existem no mercado.

Vários cursos e treinamentos podem servir como apoio ao empreendedor. Além disso existem várias outras formas de engajar uma equipe de vendas ou de atendimento.

E como basicamente tudo isso envolve contabilidade,  seja para a compra de novos produtos, como pagamento de funcionários, abertura e legalização da empresa, apuração dos impostos devidos, dentre outros fatores extremamente importantes, ter uma assessoria contábil como aliada para o crescimento da empresa se torna vital!

E então, pronto para abrir seu negócio?

Mãos a obra e muito boa sorte!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar