skip to Main Content
Mourao 14 02

Redução de custos para prestadoras de serviços

Reduzir custos é uma questão de sobrevivência empresarial em tempos de crise!

Em um momento de recessão econômica como a que se encontra no país, onde há pouco crescimento da economia, alta de juros e inflação preocupante nem sempre é possível aumentar a produção e aumentar o número de vendas. As empresas prestadoras de serviço, por exemplo, é uma das que mais tem dificuldades em manter a saúde financeira principalmente em tempos de crise.

Então, qual é a solução? Uma coisa é certa – é preciso que você faça um ajuste no orçamento e inicie a tarefa de cortar gastos para entender quais serão os melhores caminhos que proporcionarão mais resultados com menos recursos.

Este texto trata exatamente sobre  a redução de custos para prestadoras de serviços. É uma abordagem simples sobre a importância de se cortar gastos desnecessários nas pequenas e médias empresas deste segmento. Confira!

Redução de custos para prestadoras de serviços

Tirar sua empresa da crise pode parecer algo complexo, porém é possível que você saia dela e continue alavancando seu negócio. Manter o caixa azul neste momento realmente não é tão simples, mas nada melhor do que se preparar ajustando as contas e acompanhar as vendas de perto para que seu caixa não sofra tanto com isso.

Para cortar gastos na empresa prestadora de serviços é preciso que você faça uma gestão consciente e dinâmica que combine redução de custos com bons investimentos. Para tanto, é necessário planejamento e muita organização, vez que principalmente em atividades deste segmento é super importante ter um tratamento diferenciado e especial devido às suas especificidades.

Outro ponto importante a salientar é que reduzir custos em empresas de prestação de serviços não se trata de um procedimento de gestão que visa diminuir a qualidade dos serviços.

Por exemplo: supondo que você tenha um consultório médico decida retirar o ventilador da sala de espera. A princípio parece ser um custo insignificante, mas em relação ao conforto disponibilizado ao seu cliente/paciente é algo extremamente significativo, pois tal ação pode afugentá-lo.

Por outro lado, um bom exemplo de redução de custos é substituir lâmpadas incandescentes pelas compactas de led. Entendeu? Então, quando você for praticar alguma ação para reduzir custos identifique alguma de racionalização inteligente.

Dessa forma, quando se trata de redução de custos para prestadoras serviços, a ênfase deve estar simultaneamente na produtividade e qualidade, pois estes dois elementos não devem ser tratados separadamente devido à característica deste segmento de mercado.

As empresas prestadoras de serviço, principalmente em tempos de crise, devem ter caminhando lado a lado a produtividade e a qualidade que são fatores essenciais na criação de valor para seus clientes e outras organizações. Sendo assim, todas as estratégias para redução de custos devem ser definidas considerando estes dois elementos.

Qual a importância de se reduzir custos nas empresas prestadoras de serviços?

É importante você saber que qualquer ação para redução de custos feita sem critérios e de maneira precipitada pode afetar negativamente a percepção do cliente em relação à qualidade do serviço que você presta. É comum que na gestão de custos o gestor não analise o perfil de risco de cada ação projetada para reduzir custos, porém esta atitude não é correta.

Cada ação deve ser bem pensada e planejada. Além disso, você deve evidenciar o comprometimento de todos os colaboradores envolvidos nos processos de inovação e/ou melhorias, pois todas as ações necessitam convergir de maneira integrada para um objetivo comum.

Sendo assim, uma gestão de custos eficaz permite a você obter informações valiosas para embasar as tomadas de decisões o que pode impactar diretamente no lucro de sua empresa e ainda permitir que ele passe pela crise mais tranquilamente, seja ela de pequeno ou médio porte.

Em outras palavras, pensar em estratégias de redução de custos para prestadoras de serviços e executá-las disciplinadamente, pode melhorar a eficiência, qualidade, produtividade e a velocidade de crescimento do negócio.  Enquanto gera ganhos paralelos nos resultados e consiga sobreviver em tempos de crise.

E então? Como está sendo a gestão para redução de custos para sua empresa prestadora de serviços? Compartilhe suas experiências nos comentários!

Até a proxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar