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Ser presente nas redes sociais é muito importante para as pequenas e médias empresas, entenda aqui!

Desde o surgimento da internet no Brasil na década de 90, as redes sociais têm mostrado um grande desenvolvimento nos vários tipos de relações entre pessoas e empresas que partilham informações, conhecimentos, interesses, valores e objetivos comuns, gerando serviços que as tornam uma fonte de valor social e econômico.

Redes Sociais

De acordo com as preferências e particularidades deste inter-relacionamento, tem-se diferentes níveis de rede social, como:

  • LinkedIn rede social voltada para o mundo empresarial, na qual os indivíduos visam futuros ganhos pessoais ou profissionais;
  • Twitter e Facebook – que se apresentam como rede social de relacionamento;
  • Instagram rede social de fotos;

Entre outras redes, como as políticas e as comunitárias.

As empresas não poderiam ficar de fora desta importante e acessível ferramenta de comunicação empresarial, visto que as crescentes e rápidas mudanças no mundo dos negócios obrigam as organizações a estarem inseridas no contexto das novas tecnologias.

Vantagens de se estar presente nas redes sociais

As vantagens para se manter a comunicação através das redes sociais são muitas, principalmente quando se trata de pequenas e médias empresas. Dentre elas, destacamos:

  • Auxilia as empresas em processos de seleção: as redes sociais foram incorporadas ao sistema de recrutamento de funcionários como uma ferramenta de alistamento e de informações profissionais e familiares dos candidatos que disputam vagas, localizando possíveis colaboradores com o perfil esperado.
  • As redes sociais permitem um feedback mais rápido: a interação entre clientes e empresa é realizada quase de forma imediata, de maneira mais pessoal, dirigida e segmentada. Os comentários expressos nas redes sociais proporcionam às empresas conhecer melhor seu público-alvo, direcionando estratégias mais eficientes e assim obtendo melhores resultados e vantagem competitiva no mercado.
  • Custo praticamente zero: a divulgação de um serviço, produto, empresa ou empreendimento em televisão, jornal e revista demanda um investimento bem elevado, pois muitas vezes, trata-se de um trabalho de arte refinada, envolvendo vários profissionais de diferentes áreas, utilização de diversos equipamentos, enfim, fatores que contribuem para um determinado custo final do serviço prestado. E ainda há de se considerar o alcance da mídia. Jamais terá a mesma repercussão que na internet, visto que é soberano seu alcance mundial como veículo de comunicação em massa.
  • Gera reputação perante seu público-alvo: como disse Abraham Lincoln “O caráter é como uma árvore e a reputação como sua sombra. A sombra é o que nós pensamos dela; a árvore é a coisa real.” Assim também a empresa: precisa monitorar o que se é dito nas redes sociais sobre sua marca, produto ou serviço e agir de forma rápida e eficiente para resolver crises negativas, posicionando-se diante de comentários negativos e evitando assim denegrir a imagem de sua marca ou produto.
  • Fixar a marca do produto: ao criar e fixar a marca da empresa no mercado, esta torna-se referência do produto ou serviço oferecido, contribuindo para o aumento do consumo, com posterior aumento de vendas, fidelização de clientes e geração de mais negócios.
  • Marketing nas redes sociais: estratégia utilizada pela empresa como ferramenta de promoção de uma marca, divulgação de produtos ou serviços, é um dos mecanismos encontrados através dessas plataformas, objetivando estabelecer um bom relacionamento com o cliente e indiretamente, fazendo com que as pessoas consumam seu produto, potencializando as vendas. É claro que será necessário implementar uma boa estratégia de vendas, não bastando apenas “anunciar” seu produto, mas oferecendo aos clientes todo o suporte pós-venda necessário para sua fidelização e para a concretização da boa imagem da empresa.

Enfim, em um mundo cada vez mais conectado, não se pode ignorar os benefícios de participar das redes sociais, tornando-se essa, uma questão de sobrevivência para quem é dono de um negócio, seja ele de qualquer tamanho ou segmento.

Pense nisso e muito boa sorte!

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