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E Commerce De Sucesso

Siga esses processos de logística e crie um e-commerce de sucesso!

Um dos negócios que mais crescem no país é o comércio eletrônico. Possuir uma loja online é, sem dúvida alguma, uma fonte de renda estável e segura.

Com isso em mente, vamos aprender o que faz um e-commerce de sucesso?

Dentre muitos elementos, o principal deles é a logística.

A LOGÍSTICA E O E-COMMERCE DE SUCESSO

Basicamente, a logística de um e-commerce de sucesso consiste no planejamento, na execução e no controle da movimentação, organização, armazenamento e distribuição de produtos e materiais, com respeito aos prazos de entrega e outros fatores que impactam no resultado final.

ANTES DE COMEÇAR

Não basta saber que as previsões para o setor são animadoras no ano de 2017. Antes de escolher a plataforma onde o seu e-commerce será hospedado e outros pontos, é preciso definir um planejamento estratégico voltado à logística.

É preciso entender todo o fluxo que um produto irá percorrer, desde o fornecedor até as mãos do cliente, contando com eventuais devoluções e desafios no percurso.

Tenha um cuidado meticuloso com toda a organização. Antecipar-se aos problemas é a chave para obter os melhores resultados no seu e-commerce de sucesso!

Entenda que, no início, sua loja virtual não terá muitos acessos e compras. A logística será mais fácil de ser realizada, mas nem por isso deve ser tratada sem a sua devida atenção.

Na verdade, é comum que o e-commerce realize todas as operações de forma interna, no início. Quando mais clientes começam a aparecer, com eles chega a necessidade de terceirizar alguns serviços.

Por isso, é importante se antecipar às fases pelas quais o seu negócio irá passar. Um e-commerce de sucesso não obtém centenas de clientes da noite para o dia, mas o empreendedor precisa estar pronto para lidar com o aumento repentino da demanda. Dessa forma, fica mais fácil e menos custoso preparar soluções.

ORGANIZANDO A CASA

A logística do e-commerce de sucesso dependerá de alguns vários processos que, quando unificados, resultarão em fluidez e agilidade. Para tal, precisamos entender quais as necessidades e soluções que poderão ser aplicadas.

Será preciso:

  • Controlar a organização do depósito, onde os produtos ficarão armazenados;
  • Pensar em como acontecerá o transporte externo e interno dos produtos, a fim de otimizar todo o processo;
  • Garantir que o processamento de pedidos acontecerá de forma ágil e segura;
  • Certificar-se que a armazenagem dos produtos será feita da forma correta, com cada um colocado em seu devido lugar;
  • Tomar cuidados com relação ao manuseio dos itens e instruir funcionários;
  • Garantir que os produtos sejam embalados da forma correta, a fim de evitar problemas durante o transporte.

E, apesar de parecer que há poucas tarefas, na verdade, essas são só algumas responsabilidades que o dono de uma loja virtual precisa assumir.

Fica mais fácil cuidar da gestão da logística de um e-commerce de sucesso através de sistemas informatizados, como o ERP. Assim, boa parte dos processos pode ser supervisionada através do computador.

Porém, é preciso atentar-se a uma coisa: os dados virtuais precisam sempre bater com os dados físicos. Imagine que o seu cliente fará uma compra, mas você só percebe que o produto está indisponível na hora da entrega.

Complicado, não? Para evitar essas situações, vale a pena seguir essas dicas.

TRANSPORTANDO O PRODUTO

Todos os processos que envolvem o manuseio e o transporte demandam ainda mais atenção. Agora, o produto já estará a caminho do seu destino final e, para o cliente se sentir satisfeito com o que adquiriu, deverá estar nas mais perfeitas condições.

Logo, se o próprio dono da loja virtual decide realizar a entrega dos produtos, algo que pode acontecer no início, será preciso garantir que os itens estejam devidamente embalados e seguros.

No caso de o transporte ser realizado por uma transportadora terceirizada, o que é mais comum, é preciso verificar a reputação da mesma e todos os procedimentos que são realizados. Com o produto, todo cuidado é pouco e, portanto, o serviço de transporte precisa ser de qualidade.

É ideal que o e-commerce e o cliente possam rastrear o produto adquirido. Isso cria a sensação de confiança e facilita a programação do consumidor, a fim de facilitar o recebimento da compra.

Caso esses procedimentos não sejam seguidos à risca, existe a possibilidade de o cliente receber um produto com defeito ou danificado durante o manuseio e transporte.

Nesse caso, o e-commerce deve arcar com os custos de devolução.

Para evitar problemas, invista também no atendimento ao cliente e certifique-se que o pós-venda também seja trabalhado com excelência. Mantenha seus clientes felizes e satisfeitos!

CONCLUSÃO

Aprendemos que, para ter um e-commerce de sucesso, será necessário um controle minucioso para com a logística. A gestão de todos os profissionais e procedimentos que serão realizados é fundamental para garantir a efetividade dos serviços prestados.

Portanto, antes de dar início ao seu negócio online, planeje e garanta que todos os processos serão cumpridos com excelência.

Gostou dessas dicas? Pois saiba que ainda é possível economizar e garantir resultados ainda melhores para o seu e-commerce, mesmo que ele já esteja no mercado.

Se você ainda tem dúvidas, pode entrar em contato conosco. Será um prazer atendê-lo!

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