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Tecnologia em Restaurantes

Como os restaurantes inteligentes atraem mais clientes

Há alguns anos atrás, os mais antigos adoravam frequentar restaurantes e achavam o máximo receberem serviços personalizados por parte das recepcionistas, garçons, maitre e gerentes. Todo tipo de trabalho era feito de forma manual, e isso era assim em todos os tipos de restaurantes, desde os fast-foods até os restaurantes mais requintados, de pequenas a grandes instalações. Seja na anotação dos pedidos, a preparação dos pratos, até o mesmo ser servido à mesa. Por isso, até alguns anos atrás, o pensamento de se usar a tecnologia em restaurantes parecia absurdo. Mas, este não é mais o caso nos dias de hoje.

Logicamente que o serviço pessoal e personalizado ainda é primordial, mas vários donos de restaurantes bem sucedidos já fazem uso da tecnologia para simplificar as operações e fornecer serviços mais transparentes. Oferecem benefícios no restaurante, desde o Wi-Fi gratuito à criação de uma presença digital sólida para aumentar o alcance dos clientes, pois, restaurantes com tecnologia avançada atraem mais clientes.

Por isso, neste post compilamos algumas maneiras de como os restaurantes podem e devem usar a tecnologia para atrair mais clientes e amplificar seus negócios.

Presença online

Hoje em dia, procuramos restaurantes nos motores de busca online, e buscamos diversas referências, desde avaliação de críticos até os comentários de seus frequentadores para escolhermos ou reservarmos mesas antes de visitá-los. É por isso que ter uma forte presença online é uma obrigação para qualquer restaurante quer queira ser bem sucedido e é igualmente importante para monitorar sua reputação digital.

Separamos três maneiras de estabelecer e impulsionar a presença digital do seu restaurante:

1-A criação de um site

Um site é basicamente sua loja on-line para vender os produtos de seu restaurante. É o portal através do qual você pode exibir uma galeria com fotos de seus pratos, do ambiente de restaurante, divulgar seus serviços, ofertas especiais e eventos para seus potenciais clientes. Os principais “ingredientes” que fazem um site de um restaurante ser um sucesso são:

  • Layout clean e visualmente atraente;
  • Navegação intuitiva e Interatividade;
  • Menor tempo de carregamento;
  • Uma galeria de imagens deslumbrantes dos pratos, buffet, decoração, eventos, etc, para atrair potenciais clientes;
  • Conteúdo editorial simples e bem elaborado;
  • Exibição proeminente das ofertas atuais, descontos, códigos de cupons de descontos, etc.
  • Notícias atuais e as principais coberturas da mídia para exibir sua popularidade;
  • Integração com as mídias sociais para incentivar mais compartilhamentos e engajamento dos fãs;

2-Menu Online

Você também pode adicionar seu menu no site, mapa de localização para ajudar os clientes a localizá-lo facilmente e adicionar uma animação ilustrativa para orientar seus potenciais clientes a entenderem e utilizarem o site ao máximo. Você também pode fornecer uma visita virtual ao seu restaurante para dar uma visão mais ampla sobre seu ambiente e decoração. Desta forma, os clientes também podem decidir onde querem se sentar e reservar uma mesa de sua escolha.

3-Pedidos on-line

Mas e se seus clientes estiverem impossibilitados de irem até o restaurante, você deixará de atendê-los? Jamais! Um sistema online de pedidos soluciona imediatamente esse problema. A ideia é garantir que seus potenciais clientes venham jantar presencialmente em seu restaurante, porém, em caso de impossibilidade, você precisa deixar claro que o seu interesse é servi-los bem. Logo, você oferece a opção de encomendarem seus deliciosos pratos e receberem no aconchego de suas casas ou empresas. Agindo assim, você demonstra que se interessa pelo bem estar de seus clientes.

Formulários de Feedback Online

Todos os restaurantes bem sucedidos sabem que o feedback é uma das partes mais importantes dos serviços oferecidos ao cliente, uma vez que mostra que você valoriza a opinião de cada um de seus clientes. Adicione uma página de comentários com um formulário de simples preenchimento para mostrar o quanto você se importa com a opinião de seus frequentadores. Faça com que eles se sintam à vontade para acessá-lo, expressar suas reclamações, elogios ou qualquer comentário.

Não se esqueça de moderar e responder a cada comentário para que seus potenciais clientes saibam o quanto os seus clientes assíduos são felizes e que tipo de serviços, pratos e experiências poderão vivenciar em seu restaurante.

Mídia social 

A mídia social é uma das maneiras mais econômicas de se envolver com os clientes de seu restaurante. Compartilhar imagens apetitosas de seus deliciosos pratos, de suas ofertas e oferecer cupons de descontos através das mídias sociais pode aumentar e muito a quantidade de clientes em seu estabelecimento.

Você pode usar o Facebook e o Instagram pois são as melhores e mais visuais plataformas para você compartilhar as imagens dos seus pratos que farão com que seus clientes “salivem” só de olhar. Você pode também criar campanhas de links patrocinados no Google Adwords e no Facebook Ads para direcionar  demograficamente seus anúncios para uma base de clientes especifica. O Twitter também permite a segmentação demográfica de anúncios pagos.

Esta é uma excelente estratégia para aumentar as vendas de seu restaurante.

Uso inteligente das mídias sociais e eventos esportivos televisionados em restaurantes

Muitos restaurantes, bares e cafés têm telas de TV ou projetores para transmitirem eventos esportivos, principalmente os jogos de futebol. Esta é uma estratégia muito proveitosa, principalmente nos dias de jogo dos principais campeonatos. Em época de copa do mundo então, nem se fala. As pessoas gostam de ir a bares e restaurantes com amigos especialmente para assistirem aos jogos enquanto comemoram, conversam, comem e “bebericam” suas bebidas prediletas.

Alguns restaurantes têm inovado deixando a tela da TV – enquanto os jogos não se iniciam – ligadas diretamente à suas fanpages. E então, quando um cliente faz check-in e publica suas fotos ou comentários, marcando o restaurante, os posts já aparecem na tela em tempo real. Esta é uma maneira notável de manter os clientes entretidos, e serve também como uma excelente ferramenta de marketing para o restaurante.

Atualizar as páginas de mídias sociais do seu restaurante diariamente é uma ótima maneira de obter feedback direto dos seus clientes e aumentar positivamente a reputação do seu restaurante.

Considerações…

Ter uma presença online é apenas uma parte, embora importante, da tecnologia que está sendo usada nos restaurantes no cenário de hoje. Outras estratégias de alguns restaurantes mais experientes consistem em inovações que facilitam as operações para fornecerem um serviço de atendimento aos clientes sem falhas e com a máxima agilidade possível, porém, falaremos sobre isso no próximo post.

Até breve!

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