skip to Main Content

Tenho uma empresa inativa há muito tempo. Devo ficar preocupado?

Você empresário, que tem uma empresa constituída há muito tempo, mas que não a movimenta mais, por qualquer razão, fique atento: você pode ter dívidas antigas lá e sequer sabe. Uma empresa inativa não fica isenta de cumprir declarações anuais, e, em muitos casos, fica com débitos em aberto de impostos, taxas da prefeitura local, que geram multa e juros mensais.

Um exemplo de débitos que podem ficar em aberto e prejudicar o seu CPF é a TFE da Prefeitura de São Paulo. Enquanto não encerrar a inscrição municipal a TFE é gerada, e deve ser paga obrigatoriamente.

Com a crise econômica e política do país, Receita, Estado e Prefeitura, em busca de mais recursos para manter a máquina estatal funcionando, mandam esses débitos para a dívida ativa, e posteriormente, para protesto. Os sócios tem responsabilidade junto a esses órgãos caso a empresa não consiga arcar com esses débitos.

Se você está pensando em parar com seu negócio, um conselho: feche sua empresa legalmente ou mantenha um contabilista para lidar com toda a obrigação fiscal relativa a declarações.

Não deixe de lado, pensando que nada poderá acontecer, por que pode prejudicá-lo futuramente, inclusive com tomada de bens, conforme a participação no contrato social.

Se você quer regularizar sua empresa que está há muito tempo inativa, ou fechá-la definitivamente, fale conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar