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Mourao (1)

Vamos esquentar o varejo? 10 tendências para 2017!

É esperado que no ano de 2017 haja uma melhora para o varejo de pelo menos um pouco mais de 1% em relação aos últimos 3 anos. Isso se deve ao cenário político e governamental. Porém, mesmo que a melhora política não aconteça, as empresas estão apostando em diferentes e inovadoras técnicas para esquentar o varejo e aumentar as vendas.

A seguir estão algumas técnicas e dicas para alavancar o seu varejo neste ano, essas técnicas foram e são utilizadas pelas maiores empresas, tanto nacionais quanto internacionais.

1 – Aposte na mistura!

Essa técnica consiste em oferecer diferentes serviços para o mesmo perfil de cliente, dando a ele a possibilidade de comprar várias coisas que gosta de áreas diferentes, em um mesmo lugar.

Com essa técnica a sua empresa pode lucrar mais, pois para o cliente é confortável comprar tudo o que precisa em um único lugar, não precisando assim se deslocar e correr o risco de não encontrar o tipo de produto que mais lhe agrada.

2 – Seja digital

Os sites e redes sociais atualmente são extremamente importantes para o varejo. Não existem mais dois mundos onde as pessoas, ou compram pela internet ou no ambiente físico, e é importante que em sua mente não exista concorrência entre esses dois modos de compra, afinal, um complementa o outro.

Enquanto os clientes utilizam ao mesmo tempo o mundo físico e digital, você consegue deixar todos os produtos disponíveis pela internet, fazendo com que a escolha seja mais fácil para o seu cliente.

3- Não é apenas venda

Treine seus funcionários para serem facilitadores dos produtos, não apenas vendedores. Essa é uma estratégia um tanto quanto arriscada, mas deve ser considerada, uma vez que atualmente, por tudo ser digital, os produtos já se “vendem sozinhos” e os clientes precisam apenas de explicações rápidas.


4- O mais importante é o cliente

Essa é uma informação que já deve estar em seu empreendimento, mas caso não esteja, é importante saber que a era de pensar que apenas “empresas grandes tratam seus clientes com sofisticação” acabou. Todo cliente quer se sentir como um rei, seja em pequenas, médias ou em grandes empresas.

5- Funcionário com perfil ideal

Nunca se investiu tanto em empresas de RH como atualmente, uma vez que a necessidade de contratar funcionários de acordo com a imagem que a empresa quer passar para o cliente, aumentam as chances de qualidade.

O bom atendimento sempre é bom, nesse caso, não contrate qualquer pessoa, as melhores empresas são feitas pelos melhores funcionários.

6- Sustentabilidade: para a empresa e para o cliente

Estamos passando por tempos difíceis, considerando o meio-ambiente, sendo assim, as empresas estão investindo mais em produtos sustentáveis e que não prejudiquem o planeta.

Ao mesmo tempo que você ajuda o meio-ambiente, também ajuda a diminuir seus gastos, uma vez que os produtos são reciclados e de origens naturais.

7- Consultores

Essa é uma tendência forte porque devido ao aumento da diversidade, houve também o aumento de procura por consultores.

Pelo fato do mercado ser amplo, os clientes estão mais indecisos, por isso procuram cada vez mais uma consultoria em determinado nichos.

8- Produtos únicos e customizados

Todo consumidor gosta de coisas diferentes e hoje em dia o principal diferencial não é só a qualidade (uma vez que existem muitos serviços de qualidade), mas também a customização de produtos.

Os clientes estão procurando produtos que somente a sua empresa tenha e que possa oferecer uma experiência diferente das que eles estão acostumados.

9- Flexibilidade para compras

Esse tópico reforça o hábito de ser digital, e mostra também que você pode vender de forma mais organizada ampliando os horizontes da sua empresa.

Se sua empresa atende apenas determinada região em determinado horário, com a internet, ela pode atender a todas as regiões e em qualquer horário. Isso pode ser uma excelente vantagem!

10- Produtos acessíveis

É importantíssimo que você tenha um valor acessível para o seu cliente. A situação financeira dos Brasileiros não é das melhores atualmente, então cabe a você inovar com custos mais atrativos.

Em suma: Não deixe de inovar e atender as demandas dos clientes, mas também não deixe de atuar com qualidade e estratégias focadas!

Muito boa sorte empreendendo no varejo em 2017!

Sucesso!

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